SERVIÇOS OFERECIDOS PELA NSA CRONOTACÓGRAFOS
Serviços Manutenção e Calibração de Tacógrafos VDO (com atendimento in-loco);
Manutenção e Calibração de Tacógrafos Motometer (Volvo);
Leitura de Discos-Diagrama de Tacógrafos;
Ensaio Metrológico Cronotacografos.
Por que fazer a manutenção e calibrar o tacógrafo?
O tacógrafo é a caixa-preta do veículo, registra seus movimentos, proporcionando ao frotista um maior controle sobre ele, através dos registros nos discos-diagrama.
Seu correto funcionamento garante a precisão das informações registradas nos discos.
A partir da nova portaria do Inmetro nº444, os tacografos devem ser calibrados a cada 2 anos.
Nesse segmento, a NSA CRONOTACÓGRAFOS desenvolve um trabalho sério e diferenciado, assessorando seus clientes e preparando-os para atender a essa legislação.
A NSA CRONOTACÓGRAFOSS está atendendo seus clientes com Posto de Selagem e Ensaio credenciado pelo Inmetro, em seu endereço em Ponta Grossa Paraná, oferecendo o ciclo completo (manutenção, calibração, selagem e ensaio) em um só local.
O ensaio se faz necessário para atender a portaria 444 do Inmetro, que recomenda que os veículos estejam calibrados e com uma margem mínima de erro. Ele verifica se o veiculo se encontra dentro dessas condições exigidas pela legislação.
Consiste em colocar o veiculo com o eixo de tração sobre o rolo e rodar por 2 minutos em 50 km/h (o veículo não pode estar carregado). Os resultados obtidos são analisados pelo software e enviados para o Inmetro, que então emitirá o certificado definitivo.
Como fazer a selagem e ensaio do cronotacografo?
Emitir GRU (guia de recolhimento da união) no site http://dipin.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo, e pagá-la.
Procurar um posto de selagem relação no site:
http://dipin.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/relacao-de-postos-de-selagem
Para realizar a calibração e manutenção (se necessário).
Retirar o certificado provisório no posto de selagem que realizou o serviço.
Com o documento em mãos, terá três meses para a realização do ensaio metrológico (relação no site http://dipin.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/relacao-de-postos-de-ensaio).
O que devo fazer para regularizar meu cronotacógrafo?
O primeiro passo é procurar um Posto de Ensaio para a realização do ensaio, se o instrumento atender aos requisitos previstos no Regulamento Técnico Metrológico, que estabelece as condições a que devem atender os cronotacógrafos, o detentor do instrumento pode solicitar o Certificado de Verificação.
Caso em sua cidade não haja Posto de Ensaio procure um Posto de Selagem mais próximos para fazer a 1º e 2º Etapa do processo de selagem. Logo após solicita-se o Certificado Provisório.
Por que realizar a leitura dos discos de tacógrafos?
A leitura do disco diagrama pode trazer informações relevantes para o gestor de frotas, tais como:
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Controle de jornada;
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Controle de velocidade;
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Controle de KM;
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Defeitos no tacógrafo.
E também auxilia no controle de recolhimento dos discos usados já que a legislação exige que os discos usados sejam guardados por um determinado período.